Ford Focus com teto solar ganha mais equipamentos
|Com novo visual e mais tecnologias, o Ford Focus reestilizado começará a ser vendido no Brasil em agosto pelos mesmos R$ 69.900 iniciais cobrados pela versão de entrada da linha 2015. Na versão completa, o hatch médio chega a R$ 95.900. A estratégia da montadora é equipar mais o modelo e distanciá-lo do irmão New Fiesta para consolidar a liderança no segmento.
Entre as novidades da linha, a partir de agora o Focus não será mais vendido nas versões batizadas de S. A configuração de entrada passa a ser a 1.6 SE, que antes era intermediária. Com uma gama menor de configurações, a Ford quer garantir que as lojas de todo o país terão em estoque todas as variações para vender. Assim, o consumidor poderá simular a compra de um carro no site da marca e efetivamente levá-lo para casa. Além disso, o novo portfólio pretende diminuir a canibalização de vendas entre a versão topo do New Fiesta e a básica do Focus.
Outra importante novidade é que as unidades equipadas com motor 1.6 flex serão sempre manuais, enquanto as dotadas do propulsor 2.0 bicombustível serão produzidas somente com o câmbio automático de dupla embreagem e seis velocidades, batizado de PowerShift. O conjunto mecânico não passou por grandes alterações, mas a caixa automática ganhou aletas atrás do volante de série, que tornam a condução mais prazerosa.
Todas as versões
Ford Focus 1.6 SE: ar-condicionado, trio elétrico, tela multimídia de 4,2”, faróis de neblina, sensores crepuscular e de chuva, retrovisor eletrocrômico, assistente de emergência, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e rodas de liga leve de 17”
Ford Focus 1.6 SE Plus: adiciona airbags laterais, ar-condicionado digital de duas zonas, bancos de couro, sensor de ré, controle de velocidade de cruzeiro, limitador de velocidade
Ford Focus 2.0 SE Plus: adiciona transmissão automática com aletas atrás do volante
Ford Focus 2.0 Titanium: adiciona airbags de cortina, chave com sensor de presença, tela multimídia sensível ao toque de 8”, GPS. Ganha grade dianteira com cinco barras cromadas, frisos cromados no contorno dos vidros laterais e rodas com desenho exclusivo.
Ford Focus 2.0 Titanium Plus: traz a mais teto solar, banco do motorista com ajustes elétricos, faróis bixenônio adaptativos, retrovisores com rebatimento elétrico, sensores dianteiros e sistemas de frenagem autônoma e estacionamento automático.
O que muda?
Por fora, a linha 2016 do Focus ganhou novo visual. A grade adotou as linhas globais da marca e os faróis ficaram mais afilados, além de contarem uma nova assinatura feita com luzes diurnas em led. Na traseira, a lanterna ganhou novas linhas, ligeiramente mais suaves.
As mudanças, porém, não são visíveis. O hatch passa a contar com controle eletrônico de estabilidade de série, além do controle de tração, que já fazia parte da lista de itens básicos. A nova tecnologia tem uma função batizada de Sistema de Estabilidade Preventivo (ETS), que prevê e evita uma situação de risco levando em consideração a velocidade do carro e o giro do volante.
Além disso, o motor passou por ligeiras modificações que prometem diminuir o consumo de combustível e a emissão de poluentes. Já a direção elétrica recebeu uma nova calibragem para ficar mais direta. A Ford também reforçou alguns pontos de isolamento acústico e aumentou a espessura da longarina traseira para melhorar a rigidez da cabine.
Por dentro, as mudanças são muito sutis, quase imperceptíveis. Elas se resumem aos comandos do volante multifuncional e dos ajustes do ar-condicionado, redesenhados para facilitar o uso. Apesar da boa ergonomia de toda a cabine, o ponto negativo fica para o painel, que continua abusando de plástico texturizado. Além disso, o quadro de instrumentos é simples demais para a faixa de preços que o carro ocupa.
Tecnologias
Outra importante novidade é que a versão topo de linha, 2.0 Titanium Plus, quer agradar aos consumidores mais tecnológicos. Isso porque por R$ 9 mil a mais do que a configuração Titanium, ela adiciona assistente de estacionamento automático e de frenagem autônoma. Até a versão 2015, o Focus era capaz apenas de fazer balizas pelo motorista, mas agora ele também sai desse tipo de vaga e consegue estacionar em vagas perpendiculares, como as de estacionamentos de shoppings.
Já o sistema de frenagem autônoma detecta quando o carro está se aproximando demais da traseira de outro veículo e freia automaticamente para evitar pequenas batidas a menos de 20 km/h. Se o carro estiver entre 20 km/h e 50 km/h, a tecnologia diminui a velocidade, apenas para reduzir a aproximação dos dois veículos. Entre os principais rivais, só o Golf oferece essas tecnologias, mas em caros pacotes de opcionais. Segundo a Ford, a novidade também contribuirá com uma redução no preço do seguro do Focus. As seguradoras ainda não estimam o valor da apólice do hatch, mas a montadora já oferecerá o desconto para a versão topo caso o consumidor feche o seguro pela Ford Seguros.
Revisões
6 meses ou 5 mil km: R$ 272
12 meses ou 10 mil km: R$ 272
24 meses ou 20 mil km: R$ 568
36 meses ou 30 mil km: R$ 720
Total: R$1.832
Cores
A linha 2016 do Ford Focus também passa a contar com uma nova cor de carroceria, batizada de Azul Aurora. Assim, o total de opções chega a nove, sendo duas sólidas, duas metálicas e cinco perolizadas. A montadora, porém, ainda não oficializou os preços de cada tipo de pintura. Atualmente, cobra R$ 1 mil e R$ 1.285 pelas opções metálicas e perolizadas, respectivamente.
Sólidas: Vermelho Bari e Branco
Metálicas: Prata Geada e Prata Viena
Perolizadas: Azul Aurora (nova), Azul Mônaco, Cinza Moscow, Cinza Ubatuba, Preto Gales